Olivença é nossa!!!
Nem um soldado para a Ucrânia, enquanto Olivença não for recuperada aos castelhanos.
Em Maio de 1801, as tropas espanholas de Manuel Godoy, de forma quase não provocada invadiram Portugal. Portugal tinha sido aliado de Espanha contra os franceses 6 anos antes, na Campanha do Roussillon, e foi atraiçoado pelo mesmo Manuel Godoy, a quem D. João havia atribuído o título de conde de Évora-Monte, para este se aliar a Napoleão, e tentar invadir Portugal.
Nesta invasão foi conquistada, entre outras, a praça-forte de Olivença, que pertencia a Portugal desde 1297.
Espanha tinha-se aliado ao seu inimigo de há 6 anos atrás, a França de Napoleão, para atacar o seu aliado de há 6 anos atrás, Portugal.
Portugal, incapaz de se defender sozinho, pediu ajuda ao seu aliado Inglaterra, que se aliou a Portugal porque estava em guerra com França. Caso Portugal tivesse capitulado e aceite os termos franceses, veria certamente o seu aliado Inglaterra declarar guerra e tomar as suas colónias ultramarinas, nomeadamente o Brasil, a única que valia alguma coisa na altura.
Como entretanto, em 1814, a Inglaterra (mais a Rússia, a Áustria, a Suécia e a Prússia) derrotou a França na Batalha de Leipzig, os espanhóis, aliados dos franceses, foram obrigados a devolver os territórios conquistados, através do Tratado de Paris (e posteriormente o Tratado de Viena de 1817).
Espanha assumiu em 1817 que iria devolver Olivença a Portugal, mas como Portugal invadiu o Uruguai, em 1821, Espanha disse que assim já não brincava, e como tal não voltou a devolver este território a Portugal, mesmo tendo-se comprometido a tal.
Sendo a História da invasão dos territórios do Donbas pela Rússia em 2022 tão ou ainda mais complicada que a história da invasão espanhola dos territórios portugueses do Alentejo, porque devemos enviar tropas para defender ou recuperar um território que não é nosso, nunca foi nosso, e nunca será nosso, de um país que nunca foi nosso aliado, quando temos, aqui bem ao lado, um pedaço de terra que é Português desde 1297, e que os espanhóis assumiram que iriam devolver e nunca o fizeram?
Se sangue português tiver que ser derramado, que seja pela restituição de territórios portugueses a Portugal, não pela ilusória defesa de terras que não são nossas, nem são de nossos aliados.
Olivença é nossa, e continuará a ser nossa!!